sábado, 29 de novembro de 2014

JURASSIC WORLD

FALA GALERA!!! Tudo bem? Bom, hoje estou inspirado e resolvi fazer uma matéria totalmente especial e dedicada a vocês! Não sei se sabem, mas essa semana foi divulgado o trailer de Jurassic World, o quarto e tão esperado filme da franquia Jurassic Park, da qual eu sou fã e loucamente apaixonado desde que me conheço por gente! O trailer tem levantado os ânimos, assim como teorias, e dividido opiniões sobre o roteiro, os atores e personagens e principalmente os dinossauros!
Então eu, munido de todo meu egocentrismo e conhecimento a respeito da franquia, resolvi expor minha opinião através de uma análise cinematográfica dos primeiros filmes e do próximo me baseando nas informações presentes no trailer... Vamos começar? \o/ Primeiro, para os que não viram, segue o trailer do filme que estréia ano que vem, em junho... *__*


Agora vamos às minhas considerações sobre a franquia e sobre o que esperar desse filme tão aguardado... Farei uma analogia dos dinossauros como se fossem personagens propriamente ditos e após cada opinião, vocês podem conferir no quadro seguinte que montei pra vocês... ;) Vamos lá!

JURASSIC PARK
O primeiro de todos os filmes, de 1993, sem sombra de dúvidas um marco do cinema com seus efeitos de animação, eletrônica, trilha e efeitos sonoros, atuação e tudo mais. Mesmo com alguns pequenos erros de adaptação (para quem não sabe, ele é inspirado no livro de Michael Crichton) e continuidade, o filme é incrível. Conta a história da intenção de abrir um parque de diversões com atrações vivas, dinossauros clonados a partir do sangue encontrado num mosquito fossilizado combinado com dna de rãs. Uma equipe de paleontólogos é convidada para aprovar o parque, mas tudo dá errado e os dinossauros de soltam, e é aí que começa o legal do filme: o caos!
Como protagonista animal do filme, temos o T-Rex, com seu rugido inesquecível! Assim como seu nome sugere, ele é o "lagarto tirano rei", ou seja, um dos predadores máximos que já habitaram o planeta terra. Foi uma escolha perfeita, e também a escolha dos "co-protagonistas", os Velociraptores! Cara, não tem dinossauro que assuste e cative mais que eles! São rapidos, inteligentes, mortais! Como co-adjuvante temos o Dilofossauro (aqui devo abrir um parêntese. Estou chamando de co-adjuvante todos os dinossauros que participaram de uma maneira alternativa, por exemplo, o Dilofossauro fez sua vítima usando veneno, não atacando da maneira tradicional. Mais pra frente veremos outros co-adjuvantes que usaram de ar, ou água para atacar), que protagoniza uma das cenas mais fofas e icônicas do cinema cuspindo veneno no gordo em fuga lá... srsrsr E na figuração temos os herbívoros Braquiossauro e Triceratopes (mais notáveis) e os Galimimus, na épica cena da corrida na colina. Sem dúvida, um filme que todo ser humano deveria ver, pois marca não só uma geração com seus efeitos e tecnologia, como formou todo o caráter da época a respeito do complexo de Deus do ser humano ao tentar dominar algo indominável, a força da natureza.


THE LOST WORLD - JURASSIC PARK
Chegamos então ao segundo filme da franquia, onde se descobre que a ilha onde o parque ficava foi tomada pelos dinossauros, que fizeram dela seu habitat natural [não tenho certeza se é a mesma ilha, mas já explico sobre isso]. O mesmo ricasso que queria criar o parque, manda agora uma equipe de pesquisa para estudar o comportamento dos animais, e é aí que se desenrola todo o enredo. Lá chegando, eles descobrem um grupo buscando capturar os dinossauros para levarem à cidade onde pretendem criar um parque! #filhadaputisse Muita confusão acontece, e terminam levando o T-Rex para a cidade de São Francisco, Califórnia [se não me engano],e é aí o climax do filme, com cenas épicas como a do ônibus, do cachorro, etc.
Nesse filme, como protagonista animal, não temos só o T-Rex, mas o foco é em torno de seu filhote, que é uma gracinha por sinal, rsrs. Temos os raptores como co-protagonistas mais uma vez [divando sempre], só que dessa vez eles possuem uma coloração mais alaranjada. E uma das coisas mais legais do filme fica por conta dos Compsoguinatos [ou Procompsoguinatos], que são dinossaurinhos minúsculos que atacam em bando, e protagonizam uma das cenas de mortes mais legais da franquia! E como figurantes, temos além dos do primeiro filme, Paquicefalossauros, Parasaurolofus, Estegossauros [arrasando no início] e um Pteranodon no final do filme.
Esse é um filme bacana, mas que na minha opinião não chega aos pés do primeiro, foi mais mesmo uma continuação eu acho.



JURASSIC PARK III
Bom, vamos falar do terceiro filme da franquia, o qual eu já tive uma péssima experiência ao ir no cinema e não poder assistir por causa da faixa etária... rssrsr tive que ver "Dr. Dolittle 2" no lugar... Frustradíssimo! Depois de tempos, eu comprei o VHS pra mim... porque sou desses... u_u Mas vamos à história do filme de uma vez.
Nesse filme descobrimos que há uma segunda ilha, na qual os dinossauros eram "criados", digamos assim, tipo um berçário, de onde eles era levados para a Ilha Nublar.
O enredo desse filme é um tanto quanto fraco, já que se trata basicamente de uma família que engana o Alan Grant, protagonista do primeiro filme, dizendo que queriam ele como guia turístico para sobrevoarem a ilha, quando na verdade vão lá para buscarem o filho que desapareceu durante um voo de asa delta... Tá, aí começam as coisas impossíveis, mesmo que estejamos falando de um contexto onde recriaram dinossauros... Mas tá... o garoto sobreviveu 8 semanas... não 7, não 9, O-I-T-O semanas numa ilha repleta de dinossauros, se escondendo em um cubículos e usando bombas de urina de T-Rex para espantar os animais! WTF?!?! Como se não bastasse isso, o filme tenta dar tom de humor em algumas coisas que ficam desnecessárias, tipo a cena do Ceratossauro atacando eles, mas indo embora com nojinho do cheiro das fezes... Caraca véi... Mas tá... o filme não é de todo ruim...
Como protagonista dessa vez, temos a maior mudança da franquia, o Espinossauro! Sim, sabe-se que ele é tido como o maior predador da pré-história, o que eu achei muito bem bolado. Eles quiseram deixar bem claro seu poder com a cena icônica dele quebrando o pescoço do T-Rex! Mano, ele quebrou o pescoço do T-Rex, você sabe o que é isso?! Até nadar o bicho nada! Não possui a limitação da visão baseada no movimento, etc e etc... Sem sombras de dúvida, um predador maravilhoso, e seu rugido também foi muito bem feito! Como co-protagonistas temos os maravilhosos raptores, cada vez mais inteligentes, mostrando até mesmo senso de maternidade, comunidade e capacidade de comunicação nesse filme... A única coisa que não gostei muito foi a aparência dos Velociraptores machos, com umas "peninhas" na cabeça... Ficou meio bizarro...
Chegamos então à cena que pra mim valeu o filme todo: Os co-adjuvantes Pteranodons! Gente, o que é a cena da gaiola?! Cara, aquilo é muito bacana! Mesmo que o filme tenha seus aspectos negativos, já que continuações acabam perdendo o rumo normalmente, graças à nova tecnologia já disponível na época, eles puderam fazer cenas de interação dos atores com os dinossauros voadores, e cara, foi muito maneiro aquilo!!! E como figurantes temos além dos conhecidos, o Ceratossauro cheirador de bosta, rssrrs, os Anquilossauros da cena do rio, os Compsoguinatos que só aparecem rapidinho e alguns Corotissauros.


JURASSIC WORLD
Bom, vamos agora às minhas considerações sobre o próximo filme da franquia, o Jurassic World, pelo que podemos ver do trailer. O filme sem dúvida contará com uma animação de fazer cair o queixo e paisagens sensacionais. Com relação à atuação dos atores não dá pra saber, mas só de termos o Chris Pratt como protagonista, ja temos um bom motivo pra irmos assistir :3... Vamos ter aquele protagonismo bobo também de crianças em viagem e tal, e vai dar ruim e tal... Como todos os filmes tiveram né... Mas isso é bom, que mantém de certo modo a linha de pensamento de Jurassic Park.
Vamos então falar do Protagonista Animal, até então não divulgado, mas que sabemos se tratar de um híbrido entre espécies de predadores. Bom, tenho visto muita gente falando que essa ideia é idiota e tal, e até pode parecer mesmo de primeira mão, mas eu acho que temos que levar em conta duas coisas: Primeiro, estamos falando de um universo utópico onde a ciência foi capaz de recriar dinossauros, logo, criar algo misto de duas espécies é plenamente plausível [vide a "rosa osíria", que nasceu da combinação de duas outras e possui pétalas brancas e vermelhas... é linda *__*]... Outra coisa que devemos pensar é que já foram explorados nos três primeiros filmes os dois maiores predadores conhecidos da pré-história, então se quisermos manter o padrão "dinossauros autênticos", teríamos que ver novamente toda aquela coisa de "não se mova!" do T-Rex ou então aquela chacina toda que foi o Espinossauro... Tipo, pode parecer meio apelativo né, criar um novo predador, mas de fato, não temos mais nenhuma opção de risco conhecida e inovadora... Então acho que podemos aceitar com "boa vontade" a ideia e esperar que não saia um resultado tosco disso ae né...
Outra coisa que mantiveram bem clara foi a ideia dos co-protagonistas como nossos maravilhosos Velociraptores! Que cena foi aquela deles correndo ao lado da moto daquele homem hein?! Achei sexy, achei vigor, achei guardião, achei galáxia! E outra coisa que ficou estupenda foi a cena do Mosassauro, nosso co-adjuvante animal! Assim como em Jurassic Park III eles aproveitaram as cenas aéreas, acredito que em Jurassic World as cenas aquáticas serão o foco desse co-adjuvante que ficou muito top!!! Cara, ele comeu um tubarão branco! MANO!!!
E como figurantes, temos os Gallimimus mais uma vez, os Braquiossauros e Estegossauros confirmados até o momento!
Dito tudo isto, espero que tenham gostado das minhas considerações sobre a franquia que pra mim é uma das melhores do cinema! Claro, isso é tudo formado a partir da minha opinião, então sintam-se livres para discordar e comentar... Vou deixar vocês com minha análise cinematográfica que fiz dos dinos e dizer que já estou animadíssimo e louco de ansiedade pra ir ao cinema ver esse filme! Quero todo mundo lá hein!!! ;D



Nenhum comentário:

Postar um comentário