Sim sim, eu já falei que fiquei um bom tempo sumido por causa dos trabalhos e tal, maaaas, não vou deixá-los na mão, e vou compartilhar vocês o último projeto de escultura que fiz, a Hidra de Lerna, presente na série "Hercules The Legendary Journeys". A Hidra foi um monstro muito presente em minha infância, animando minhas tardes de sábado quando o SBT exibia os filmes do Hércules! kkkkkk O tempo foi passando, passando e eu continuando a achar essa Hidra a versão mais legal das hidras já representadas na mídia (sim, eu curto essa versão meio serpente com barbataninhas dela...), e conforme minha aspiração a colecionador de brinquedos foi crescendo, comecei a procurar pelo item para comprar. Só que a crise não está fácil certo, e todos os bonecos que encontrei dela estavam com preços exorbitantes, além de não retratarem-na de maneira fiel ao filme, sendo mais amarelada e mal acabada.... Logo, pensei, se eu já fiz um dilofossauro antes, o que me impede de fazer uma hidra? u_u E lá fui eu! E com muito orgulho, compartilharei com vocês agora todo o processo criativo da minha adorada Hidra de Lerna! *__*
Primeiramente, como disse no Projeto Dilofossauro, é necessário ter conhecimento a cerca do personagem a ser modelado, ou seja, estude, estude muito suas formas, cores, estrutura, ossos, ataques, defesas, etc. Ter referências é o melhor para fazer um modelismo o mais perfeito possível dentro do seu amadorismo [bom deixar claro que sou amador né.. rssrsr].
Após estudadas as referências, começamos com o traçado da estrutura e dimensão do personagem, A Hidra possui uma estrutura simples, sem muitas complicações.
Passamos para a estrutura de arame fino (dá posição ao modelismo, e pode ser dobrado facilmente). Nota-se que cotei três pedaços só de arame, um pra estrutura da cabeça central que vai até a calda, e outro pras duas cabeças laterais. Poderia ter feito quantas cabeças quisesse, porque como sabem, a hidra consegue multiplicá-las, mas pra mim três já está bom.
Começamos então o recheio do modelismo, que é de papel alumínio. O papel alumínio é a melhor opção pra esculturas amadoras por ser leve e maleável, permitindo as mais diversas formas. No caso da Hidra, ele ainda é bom para fazer a base do seu corpo, que é plana, bastando apenas pressioná-lo sobre uma superfície reta.
Feito todo seu preenchimento, vamos revesti-la com fita crepe para posterior aderência do revestimento em biscuit. A fita crepe é ótima pra esse tipo de serviço pois mantém a forma do modelismo e dá estabilidade ao papel alumínio que pode ficar "sambando" um pouco pelo arame.
Coloquei depois as outras duas cabeças, me certificando de prender bem suas bases ao corpo com bastante fita crepe.
Agora parti para as estruturas dos detalhes da cabeça, as barbatanas. Fiz suas estruturas de papel cartão mesmo, que é fino, e maleável [a barbatana da Hidra é diferente da do Dilofossauro. A do dinossauro é mais grossa e dobrada, por isso foi feita com tecido e costurada. A da hidra é mais lisa e fina, como se fosse uma membrana].
Começamos então o revestimento com biscuit [agora vem a trabalhareira!]. Comecei de trás para frente, por ser a parte mais fácil. Aproveitei para fazer logo os detalhes da calda, como os espinhos e tal [por serem estruturas pequenas, o próprio biscuit já resolve bem]. Continuei com o revestimento até finalmente chegar às cabeças, onde após revestidas, inseri os detalhes como olhos, sobrancelhas, queixo e mandíbula.
Após a inserção de todos os detalhes [inclusive espinhos, escamas e rugas pelo corpo] o modelismo foi posto para secar por três dias em média [eu deixo por aí, pois já vi em várias fontes diferentes dias de secagem, então cheguei a uma média de 3 dias, que é quando o biscuit deixa de ser "amassável" ou "riscável"].
Após sua total secagem, começamos com a pintura. Após estudar as referências, cheguei a conclusão que a cor correta para esta Hidra de Lerna seria um tom entre o bege e o amarelo, e consegui achar um tom numa lojinha aqui muito bom, o "Amarelo Pele". Apliquei se não me engano duas camadas de tinta de tecido nele para a cor fixar melhor. [Devo fazer uma observação com relação a essa cor. Algumas cores de tinta de tecido possuem menos pregnância que outras. As mais claras por exemplo demoram mais a secar e soltam com mais facilidade do modelismo. O fundo da hidra descascou todo enquanto a parte superior secada, de tão fácil que solta essa tinta. Uma boa tática é pintar logo com outra cor escura por cima ou aplicar o verniz com a tinta clara ainda molhada, pois o verniz secará por cima, resolvendo o problema logo].
Apliquei então um camada de tinta de tecido cinza por cima, para conferir as manchas da Hidra. Esta tinta já possui uma pregnância maravilhosa, secando em poucos segundos após aplicada. Também não descasca com facilidade. Estou frisando essa parte da pregnância das cores, porque todas as tintas que comprei eram da mesma marca, que é boa, e como estudo isso na faculdade, algumas cores tem mais aderência que outras, portanto, tomem cuidado para não cagarem seus trabalhos.
Após a tinta cinza, foi aplicada a tinta preta nos olhos da Hidra. É possível que vocês vejam essa foto e pensem "está mal acabada", "cheia de marcas", mas, pode parecer uma desculpa rsrs, foi proposital. A hidra é um ser palustre, isto é, vive em pântanos, é nodosa, então não tem porque fazermos uma pele lisa e bem acabada para ela como fiz com o dilofossauro, que é coberto por escamas.
Finalmente começamos a aplicar o verniz vitral, que dá o acabamento úmido à peça [agora sim ficando com aspecto de bem acabada] além de impermeabilizar e ajudar a secar logo a tinta amarela [sim, ainda tinha umas partes meio moles... kkkk]
Você pensa que acabou? Nada disso, lembra do fundo? Pois é, lá estava ele, branquinho! Pintei novamente com duas camadas de tinta amarela, esperei "secar" um cadin, e taquei verniz logo, para secar e resolver isso logo!
Como a Hidra é diferente do Dilofossauro e se sustenta sozinha, não foi necessário fazer nenhuma base de apoio, finalizando finalmente, meu mais novo e adorável modelismo, a Hidra de Lerna! *__* Confiram só!!!
E só pra sambar um cadinho mais na cara da sociedade, segue o vídeo que fiz mostrando o modelismo finalizado, com direito a trilha sonora do filme e tudo! kkkkkkk Sério, essa é uma arte que cada vez mais me fascina! E que venham os próximos!!! \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário